Jackson Cionek
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Sentir-se SER Localizar-se SER e Expressar-se SER - Controle Atencional Livre Arbítrio e Liberdade de Expressão Real

Sentir-se SER Localizar-se SER e Expressar-se SER  - Controle Atencional Livre Arbítrio e Liberdade de Expressão Real

 Liberdade de Expressao
Liberdade de Expressao

Antes de desenvolvermos a fala, nos comunicamos e entendemos o mundo principalmente através do movimento e da percepção sensorial. Redescobrir essa forma de linguagem pode significar um retorno a um modo de expressão mais instintivo e visceral, que expressa emoções e intenções de maneira direta e autêntica.

A arte, especialmente formas não verbais como a dança, a música e as artes visuais, oferece veículos poderosos para essa expressão pré-linguística. Estas artes podem evocar e comunicar complexidades da experiência humana que palavras muitas vezes não conseguem capturar.

Examinar criticamente as crenças e os valores que foram adotados ao longo da vida e questionar como eles moldam nossa percepção de nós mesmos e do mundo envolve uma conscientização de como nossas culturas e sociedades influenciam nossas opiniões e comportamentos, muitas vezes subconscientemente.

Buscar formas de expressão que se sintam verdadeiramente representativas do self individual, além das camadas de socialização e culturalização, pode ser um caminho para uma liberdade de expressão mais genuína.

Há uma liberdade encontrada ao se conectar profundamente com o próprio ser interno, escutando não só as emoções e pensamentos que são facilmente verbalizados, mas também aqueles que são sentidos de forma mais sutil e profunda.

Permitir que essas sensações e percepções internas se manifestem criativamente pode ser uma forma poderosa de expressar a própria verdade e individualidade, oferecendo uma nova perspectiva tanto para o próprio indivíduo quanto para os outros.

Essa abordagem para a vida e a expressão não apenas enriquece a experiência pessoal, mas também pode oferecer novas maneiras de conexão e comunicação com os outros, transcendendo barreiras linguísticas e culturais para tocar aspectos universais da condição humana.

Você é o artista de sua vida.

Sua vida é sua Dança, sua coreografia pura…

…sua Liberdade de Expressão.

Uma coreografia pura, sem a influência de opiniões pessoais, crenças e viés das memórias, é um desafio intrigante e você poderia considerar os seguintes pontos:

Treinamento em Neutralidade - Lembrar apenas o que contribui para o momento;

Foco na Forma e no Espaço - Que espaço interno e externo tenho para expressar esse conceito;

Coreografia Baseada em Conceitos Universais - Pertencimento, Liberdade, Responsabilidade, Laico, Democrático e de Direito;

Colaboração e Feedback - Corpo Território, Neurônios espelhos, Conectoma cerebral Papel, sensação oceânica;

Uso de Máscaras ou Uniformes - Uma roupa, um pintar unhas diferentes, algo que possa ser despido para não ficar fixo em outro paradigma ou split;

Estar livre de influências pessoais diretas é trabalho constante pois a completa objetividade pode ser impossível de alcançar devido à natureza intrinsecamente pessoal e expressiva da dança da vida. 

Sua vida é sua Dança e Sua Liberdade de Expressão precisa estar mais vinculada a sua linguagem pré linguística e menos com as opiniões, conceituações, crenças e fé que foram incrustadas em você por sua cultura atual.

Antonio Damasio, um dos mais influentes neurocientistas contemporâneos, propõe que nossa mente e consciência emergem das sensações internas do corpo, incluindo a interocepção (sensação dos estados internos do corpo) e a propriocepção (percepção da posição e movimento do corpo). Essas percepções internas formam a base para o que Damasio chama de "self" ou "eu", permitindo-nos ter uma consciência de nós mesmos e do nosso lugar no mundo. 

Sentir-se SER envolve uma consciência interna de nosso estado físico e emocional. Essas sensações são cruciais para o desenvolvimento do proto-self, uma representação pré-consciente do estado do corpo que fundamenta as experiências subjetivas. Sentir-se SER é, portanto, sentir-se vivo e presente, o que é essencial para a consciência.

Localizar-se SER: Isso se conecta à propriocepção e à noção de um self corporificado. Localizar-se SER envolve a percepção do próprio corpo no espaço e a relação desse corpo com o ambiente circundante. O cérebro e o corpo estão constantemente em diálogo, e a consciência emerge desse diálogo. Entender nossa localização e movimento ajuda a formar o core self, que percebe o mundo e nossa posição nele.

Expressar-se SER: Este conceito está associado ao extended self de Damasio, que envolve o desenvolvimento da personalidade, memórias e as relações sociais. Expressar-se SER implica na capacidade de projetar nossas intenções e sentimentos para o mundo exterior, um ato que requer não só consciência, mas também uma complexa orquestração de capacidades cognitivas e emocionais.

Nosso cérebro tem a capacidade de regular a atenção, que é crucial para gerenciar as entradas sensoriais e nossas respostas a elas. O controle atencional é fundamental para manter ou alterar o foco de nossa consciência e, por extensão, para exercer livre arbítrio.

Embora Damásio não trate o livre arbítrio como uma ilusão completa, ele sugere que nossas decisões são profundamente influenciadas por processos inconscientes e estados corporais. 

A capacidade de refletir e escolher entre diferentes opções implica algum nível de autonomia, que é percebida como livre arbítrio.

Liberdade de Expressão Real: Isso envolve expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira autêntica. A expressão genuína surge da integração entre emoções, cognição e experiências sociais, facilitada pela consciência de nosso estado interno e externo.

A consciência não é apenas um fenômeno cerebral isolado, mas uma complexa interação entre mente, corpo e ambiente, permitindo-nos uma experiência rica e multifacetada de ser, perceber e expressar no mundo.

Anil Seth, um neurocientista cognitivo conhecido por seus trabalhos sobre consciência, argumenta que o problema "The Hard Problem of Consciousness", formulado por David Chalmers, pode estar na própria formulação da pergunta. Chalmers define "The Hard Problem" como a questão de explicar por que e como experiências subjetivas ou Qualias surgem de processos físicos, como a atividade cerebral.

Ver Monismo Triplo Aspecto de Alfredo Pereira Junior

Seth sugere que essa pergunta pode ser mal formulada porque presume que experiências conscientes e processos cerebrais são coisas fundamentalmente distintas e separadas. Essa visão, conhecida como dualismo, é contestada por muitos cientistas e filósofos que veem a mente e o cérebro como aspectos diferentes de um mesmo fenômeno.

De acordo com Seth, em vez de perguntar por que esses fenômenos subjetivos ocorrem, devemos focar em como o cérebro e o corpo produzem a experiência consciente como um todo. Ele argumenta que, ao entender melhor os processos físicos e biológicos que subjazem à consciência, poderemos reformular ou até mesmo resolver o "problema difícil", tratando-o mais como um problema de "como" do que um problema de "porquê". Esta abordagem sugere uma integração mais profunda entre a neurociência e a filosofia para explorar a consciência de uma maneira que possa ser cientificamente verificável.

Anil Seth aborda as ilusões perceptivas como uma janela fundamental para entender como a consciência e a percepção funcionam. Em sua pesquisa, ele explora como nosso cérebro constrói a realidade com base nas informações que recebe, muitas vezes preenchendo lacunas ou fazendo suposições que podem levar a percepções distorcidas—o que conhecemos como ilusões.

Seth argumenta que a percepção é um processo ativo de "predição" ou "inferência", no qual o cérebro tenta prever a entrada sensorial antes que ela realmente ocorra, com base em experiências passadas. Quando as previsões do cérebro não correspondem exatamente às informações sensoriais reais, o resultado pode ser uma ilusão. Essa teoria é conhecida como "processamento preditivo" ou "modelagem preditiva".

Fake News Centenárias e Milinares:
 - 171 Como Liberdade de Expressão (mentir para Lucrar)
 - Consumo como Progresso (desejo de ser Feliz e compra)
 - Dinheiro como Mercadoria (Juros)
 - Homo Economicus (Justificar os Egoistas) 
 - Homen Social (Impor leis para o Homem ser Bom)
 - Vida após o fim da Vida (Medo no Controle de massas humanas)


Devocional Matinal Finais dos Tempos

Responsabilidade for Your Vital Sense
É pra te entreter. Que é pra você não ver que o programado é você!
Frases e Video Clips de Verdades Secretas
Pensamentos versículos frases ideias de auto ajuda com base neurocientíficas
A Tirania da Beleza e Consumo
Almas Livres Criam Espíritos Livres
Os Mecanismos da Fé 
Liberdade de Vir, Ficar, Ser, Desobedecer e Ir
Me Tornei Adulto e Deixei as Coisas de Criança
Fé é o Quadro que Sufoca sua Imagem

 

Perceptions Illusions 

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Body Language

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Optical Illusions | NeuroMagic 

Amazing Science Toys | NeuroMagic

Illusions Perception | NeuroMagic

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Anatomia da Expressão | NeuroDance

La conciencia es un movimiento que se percibe a sí mismo.El cuerpo y su movimiento generan una nueva conciencia y también pueden representar una conciencia específica.

Gramática Emocional | NeuroDance

La conciencia es un movimiento que se percibe a sí mismo.El cuerpo y su movimiento generan una nueva conciencia y también pueden representar una conciencia específica.

BioDance | NeuroDance 

Contemporary | NeuroDance




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Body Language


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Free will


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La conciencia es un movimiento que se percibe a sí mismo.El cuerpo y su movimiento generan una nueva conciencia y también pueden representar una conciencia específica.


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Jackson Cionek

New perspectives in translational control: from neurodegenerative diseases to glioblastoma | Brain States