Rodrigo Oliveira
4143 Views

Percepção e ação

Inglês | Português

 


Percepção e Ação
Percepción y Acción
Perception and Action


   Em nosso dia a dia, sempre estamos recebendo vários estímulos do meio, seja estímulos relacionados aos nossos sentidos, ou estímulos mais complexos como surgimento de um problema, ler um anúncio ou simplesmente uma interação com outra pessoa. A partir da percepção desse estímulo, nós tendemos a gerar alguma ação decorrente dele, como buscar a resolução do problema, decidir comprar aquela TV do anúncio que você viu, responder perguntas durante um diálogo com uma pessoa ou correr de um cachorro bravo pelas ruas . Dessa forma, temos o conceito de Percepção e ação, no qual está intimamente ligado ao conceito de cognição. Como vimos em nosso blog "Neurociência da cognição", a cognição pode ser definida como a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através do tato, olfato, visão, audição, e gustação, bem como as informações que são disponibilizadas pelo armazenamento da memória, isto é, a cognição processa as informações sensoriais que vem dos estímulos do ambiente que estamos e também processa o conteúdo que retemos em relação às nossas experiências vividas, podendo desencadear algum tipo de resposta ao meio.  A ação e a percepção não podem ser entendidas como processos separados e nem podem ser entendidas como processos independentes do que acontece no ambiente onde um organismo vive. O ser humano age, se movimenta e mantém um estado de constante contato com a energia estruturada vinda do ambiente e do próprio organismo. O movimento é um bom exemplo deste contato. Enquanto resultado da coordenação e controle, o movimento reflete, através dos segmentos e do próprio corpo, uma parametrização da ação segundo as possibilidades de uma dada tarefa num dado contexto ambiental. 

               

Percepção e Ação
Percepción y Acción
Perception and Action
    Dependendo do nível de complexidade da percepção e ação necessárias, vários níveis do sistema nervoso central podem ser atingidos. Um exemplo de níveis de percepção e ação simples é o movimento de retirada rápida de um membro após uma dor intensa como pisar em um prego, onde nesse caso a  percepção da dor gera uma ação de de movimento de retirada involuntário do pé, a partir de um arco reflexo a nível medular. Já percepções que exigem uma ação mais elaborada e processada, como uma tomada de decisão após um evento, atingem níveis níveis cerebrais mais complexos como córtex primário e secundário por exemplo.

   Mas como estudar percepção e ação? Alguns estudos mostram como o uso de ferramentas como ressonância magnética funcional (fMRI), tomografia por emissão de pósitron (PET), estimulação magnética transcraniana (TMS) e eletrofisiologia fizeram da percepção e ação, assim como a percepção e ação imaginada (quando  você imagina uma percepção e uma ação, sem receber ou realizar algo), um evento fisiológico registrável e vem contribuindo na identificação dos circuitos neurais envolvidos nesse processo e de seus efeitos comportamentais tanto em situações fisiológicas quanto em casos neuropatológicos.

        

Percepção e Ação
Percepción y Acción
Perception and Action

Saiba mais em nosso hub "Perception & action".


Referências

Neves, Dulce Amélia de B. "Ciência da informação e cognição humana: uma abordagem do processamento da informação." Ciência da informação 35.1 (2006).

Castro, Eliane Mauerberg de. "Percepção e ação: direções teóricas e experimentais atuais." Paidéia (Ribeirão Preto) 14.27 (2004): 63-73.

Gualtieri, Mirella. "Percepção e ação imaginadas." neurociências (2009): 13.
                           
#eegmicrostates #neurogliainteractions #eegmicrostates #eegnirsapplications #physiologyandbehavior #neurophilosophy #translationalneuroscience #bienestarwellnessbemestar #neuropolitics #sentienceconsciousness #metacognitionmindsetpremeditation #culturalneuroscience #agingmaturityinnocence #affectivecomputing #languageprocessing #humanking #fruición #wellbeing #neurophilosophy #neurorights #neuropolitics #neuroeconomics #neuromarketing #translationalneuroscience #religare #physiologyandbehavior #skill-implicit-learning #semiotics #encodingofwords #metacognitionmindsetpremeditation #affectivecomputing #meaning #semioticsofaction #mineraçãodedados #soberanianational #mercenáriosdamonetização
Author image

Jackson Cionek

New perspectives in translational control: from neurodegenerative diseases to glioblastoma | Brain States