NEURORESILIÊNCIA - Aprendendo a ser grato pela sua felicidade e do próximo

01/06/2022 02:31:20 Author: Eric Grabriel
Agradecer por algo positivo não nos impede de ver o que é negativo. A gratidão ampara a saúde física e mental e nos torna mais resilientes e mais capazes de lidar com os desafios da vida. Quem consegue encontrar satisfação na felicidade dos outros encontra a felicidade duradoura.
 
 
Procuramos nos sentir bem no futuro e isso pode acabar sendo estressante no presente. É agonizante, porém a busca pela felicidade pode deixá-lo ‘fora de cobertura’. A gratidão nos permite sentir algo satisfatório imediatamente. Ela e outras emoções positivas acarretam diversos benefícios importantes, favorecendo a saúde física, fortalecendo o sistema imunológico e protegendo o sistema cardiovascular. Além do mais, auxiliam na recuperação após perdas e traumas.
 
AGRADECENDO

Quando ficamos gratos, nosso corpo naturalmente, produz uma sensação de tranquilidade, satisfação, necessidade atendida. Pesquisadores afirmam que a gratidão conduz notáveis benefícios [1], tais como: 
 
MAIS otimismo, felicidade, amor próprio, compaixão, generosidade, perdão, resiliência e relacionamentos mais fortes.
 
MENOS inveja, ansiedade, depressão, solidão e sono de melhor qualidade.
 
Sentir a gratidão não é negligenciar os obstáculos, doenças, perdas e injustiças. É sobre apreciar a realidade. Utilize dos passos SARE para internalizar esses sentimentos, deixando que eles inundem você. A prática contínua amplia sua experiência.
 
TENDO PRAZER

Prazeres benéficos expulsam os maléficos. Se achar dentro de você uma barreira ao prazer, você pode superá-la utilizando as três formas de envolver a mente:
 
Deixe estar: analise a barreira com atenção plena e autocompaixão.
 
Deixe ir: minimize qualquer tensão no seu corpo relacionada a barreira. Decida conscientemente não ser controlado por essa barreira.
 
Deixe entrar: reitere para si ideias que contrariam as crenças associadas à barreira. Sinta-se merecedor do prazer e imagine quão bom seria se você experimentasse ter mais prazer.
 
TER PRAZER é uma expressão da capacidade de ação. Até nas piores situações, é possível usufruir de prazeres simples. Às dificuldades da vida devem ser diretamente proporcional à vivência e internalização dos recursos psicológicos – inclusive a sensação de prazer. Ressalte deliberadamente as oportunidades de prazer no decorrer do dia e da vida. Como exercitar o cérebro com as experiências de prazer? Numa folha de papel ou bloco de notas do celular, faça uma lista de prazeres que experimenta ou separe alguns minutos antes de dormir para avaliar o dia e recordar alguns de seus muitos prazeres. Foque na sensação vivenciada.
 
SENTINDO-SE BEM SUCEDIDO

A nossa vida está diretamente relacionada à metas, e atingi-las é uma experiência agradável, que suaviza o estresse e sintetiza motivação positiva. Devido à nossa enorme quantidade de grandes e pequenas metas, cada dia é repleto de chances para aspirar experiências de sucesso no cumprimento de metas. Tal fato compõe a noção de sucesso, o que nos auxilia a suportar críticas e diminui a dependência da aprovação dos outros indivíduos.
 
Durante o dia todas as pessoas cumprem diversas metas, contudo, muitas não se sentem tão bem-sucedidas e isso deve-se ao viés da negatividade. Os sinais internos evidenciam-se quando não cumprimos metas, e a liberação de dopamina é reduzida no cérebro, ocasionando uma sensação ruim, potencializando a ansiedade, tensão e a sensação de que precisar realizar alguma mudança.
 
A quantidade de fracassos na nossa vida é mínima em comparação à quantidade imensa de metas cumpridas. Todavia, o cérebro detecta os fracassos, relacionados à experiências e sentimentos dolorosos e armazenados fundo na memória. Então, o que deve ser feito? Destaque algumas das diversas metas que você cumpre todos os dias. Observe o sucesso nos pequenos resultados e o progresso em direção à grandes resultados. Cada passo, mesmo curto, se acumula com o tempo, e é necessário notar que você percorreu uma grande distância. Perceba que você continua a cumprir suas metas mesmo nos dias mais duros e sempre lembre que mesmo aqueles que levam uma vida dificílima possuem meios de experimentar prazeres e sentir bem-sucedidos em muitos aspectos.
 
SENDO FELIZ PELOS OUTROS

Dalai-lama certa vez afirmou que se tivermos a capacidade de SER FELIZ quando os outros ESTÃO FELIZES, sempre seremos capazes de ser feliz, pois sempre existirá um outro alguém feliz em algum lugar. Dessa forma, a alegria altruísta (sentimento de estar feliz pelos outros) traz benefícios tanto a você quantos aos outros ao mesmo tempo, além de abrir o coração e oferecer uma sensação de conexão positiva com um mundo mais amplo. 
 
As outras pessoas sentem o mesmo quando você fica feliz por elas, o que nutre e aprofunda os relacionamentos. Lembre-se: O QUE HÁ DE BOM EM SUA VIDA PERMANECE BOM, MESMO QUE O OUTRO TENHA ALGO ÓTIMO. Regozijar dessa alegria altruísta é a uma forma mais generosa de encontrar felicidade confiável e plena.


 
Referências
[1] Emmons, Robert A., Thanks! How the New Science of Gratitude Can Make You Happier. Houghton Mifflin, 2007.
[2] HANSON, Rick; HANSON, Forrest. O poder da resiliência. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 256 p.
 
* This is a social networking platform where blogs are made by customers and researchers.
* The content published here is the exclusive responsibility of the authors.


Autor:

Eric Rodrigues

#skill-learning #stress-learning-bullying #choice-mechanisms #neurocognition #attention-control-consciousness #physiology-and-behavior #social-interaction #neurophilosophy #translational-neuroscience #semiotics-research #sentience-consciousness #metacognition-mindset-premeditation #cultural-neuroscience