Rodrigo Oliveira
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Memória e atenção

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Memoria e Atenção
Memoria y atención
   Você já parou para pensar o que a atenção e a memória tem em comum? Em um primeiro momento, nós podemos acreditar que são coisas diferentes, mas no contexto neurofisiológico, elas estão intimamente ligadas. Para observarmos isso, basta responder os seguintes questionamentos: um sujeito com déficit de atenção, apenas não possui uma boa capacidade de se concentrar em algo ou também não lembra de coisas específicas importantes para que aquele raciocínio seja realizado? Aqui neste blog, vamos entender melhor qual a relação de memória e atenção.
 
    Como vimos em nosso blog "O que é a Atenção Seletiva?", a atenção é um processo cognitivo, ou função cerebral que tem como principal função alocar o processamento cognitivo em direção a um estímulo, seja ele de ordem visual, auditiva, ou relacionado a algum outro sentido. Ou seja, a atenção direciona qual informação é mais relevante dentre os diversos inputs sensoriais que ocorrem ao mesmo tempo do estímulo. Apesar da atenção ser um processo cognitivo complexo que demanda a estruturação ordenada de diversas áreas cerebrais direcionadas a entender e manter este processamento por um certo período determinado, também é um processo filogenético importante para a evolução das espécies, reprodução e obtenção de alimento. O processo mais básico de realocação de processamento neural (ou seja, atencional) é observado em uma reação de luta ou fuga, por exemplo. Quando estamos diante de um evento ameaçador, a grande maioria das nossas faculdades mentais são direcionadas a tais estímulos.
 
   Nesse contexto, para que a informação mais relevante possa ser acionada em outro momento de necessidade, essa informação tem que ser consolidada através de uma memória. Como vimos em nosso blog "A arte de esquecer para lembrar" e "Nós somos as nossas memórias", o objetivo da nossa memória não é transmitir as informações mais precisas ao longo do tempo, mas orientar e otimizar a tomada de decisão inteligente, mantendo apenas aquelas informações consideradas valiosas, ou seja, aquelas informações adquiridas durante um momento de atenção. No cérebro, a área envolvida nesse processo é o hipocampo, que é a região que mais concentra neurônios associados à consolidação das memórias. Os circuitos hipocampais vão se remodelando à medida que novos neurônios se integram, substituindo conexões anteriores.
 
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    Mas como estudar atenção, a memória, ou a influência de um sobre o outro? Tarefas de atenção seletivas  associadas a aprendizagem podem ser avaliadas por meio de técnicas de eletroencefalograma (EEG), Espectroscopia funcional de infravermelho próximo (fNIRS), ou eletrofisiologia invasiva, podendo ser utilizadas para a medição da atividade cerebral dos córtices pré-frontal, parietal, temporal ou hipocampo, áreas relacionadas com a atenção e consolidação da memória.

                    
Memoria y atención
Para saber mais, veja nosso Hub "Attention & Memory"

Referências: 
 
Chambers, C. D., Payne, J. M., Stokes, M. G., & Mattingley, J. B. (2004). Fast and slow parietal pathways mediate spatial attention. Nature neuroscience, 7(3), 217.
 
Ansari, D., Lyons, I. M., van Eimeren, L., & Xu, F. (2007). Linking visual attention and number processing in the brain: The role of the temporo-parietal junction in small and large symbolic and nonsymbolic number comparison. Journal of Cognitive Neuroscience, 19(11), 1845-1853.
 
Jahani, Sahar, et al. "fNIRS can robustly measure brain activity during memory encoding and retrieval in healthy subjects." Scientific reports 7.1 (2017): 1-14.
 
https://www.sciencedaily.com/releases/2017/06/170621132910.htm
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Jackson Cionek

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